Rua Darcio Armando Barrichello, 63 - Caieiras / SP

11 5555.4414       SOLICITAR ORÇAMENTO

Entenda como a densidade da madeira influencia na qualidade da polpa 

densidade da madeira
Compartilhe

Nos ramos de celulose e papel, avaliar a densidade da madeira é uma das partes essenciais do processo da confecção. A realização dessa medição é importante para que seja possível fornecer indicações precisas para a impregnação de cavacos. Por isso, é necessário estar atento a esse fator e como o mesmo pode influenciar na qualidade dos produtos.

Leia também: QUAL A IMPORTÂNCIA DO PAPELÃO ONDULADO EM SETORES LOGÍSTICOS?

Para se ter ideia, a madeira de baixa densidade apresenta menor requerimento de álcali para produção de polpa, maior rendimento depurado e viscosidade mais elevada. Além disso, a polpa gerada por esse tipo de madeira, apresenta melhores resultados no processo de deslignificação de oxigênio. Entre os quesitos que apresentam ganhos, estão a alvura e a queda do número kappa.

No caso da madeira de alta densidade, o material se destaca por proporcionar polpa branqueada com melhores características de opacidade e de coeficiente de dispersão de luz. Para proporcionar essas características, é necessário que o item passe pelo processo de refinamento.

Densidade de madeira: qual é a mais indicada?

Apesar de apresentarem características distintas, ambos os tipos de madeira são bons para a produção de celulose. Apesar disso, a utilização de cada item deve ser avaliada de acordo com as necessidades do negócio. Tratando-se da madeira de densidade mais baixa, o seu uso é mais indicado por apresentar menor necessidade de álcali, maior rendimento depurado e ainda proporciona polpa com maior viscosidade e melhor branqueabilidade.

No entanto, para obter todos esses benefícios, o material requer maior consumo de madeira e menor peso de madeira no digestor. Desse modo, acaba afeta desfavoravelmente o custo e a produtividade industrial, resultando em maiores gastos e desempenho para produzir os itens desejados.

Leia também: PARA NÃO HAVER ERROS! SAIBA AS CARACTERÍSTICAS DE CADA TIPO DE METROLOGIA

Tecnomeca – Indústria de Aparelho de Medição Ltda.

Sediada na cidade de São Paulo e com forte atuação em todo o território nacional e Mercosul, a Tecnomeca desenvolve soluções para as indústrias de celulose, papel, papelão ondulado e embalagens. Nosso trabalho é oferecer os melhores equipamentos para o controle da qualidade, pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como seus serviços de manutenção, reforma e calibração com profissionais especializados.

Isso porque, a Tecnomeca conta com equipe e soluções de ponta para consertar os seus equipamentos, seja ou não de nossa fabricação. Além disso, temos uma ampla infraestrutura que nos permite consertar até mesmo no seu dispositivo importado. Traga ele para cá e faça seu orçamento conosco! Conheça mais sobre o nosso site.